A psicologia para adultos e idosos, desempenha um papel fundamental no suporte e na manutenção do bem-estar emocional, ao longo da vida. É uma área que se dedica à análise, orientação e desenvolvimento de ferramentas para que as pessoas possam lidar de melhor forma, com os desafios emocionais e cognitivos, que surgem não só com a idade, mas também com as experiências acumuladas ao longo do tempo e com as mudanças repentinas que surgem nas suas vidas.
A psicologia ajuda a lidar com as mudanças, a definir objetivos, a gerir o stress e ansiedade, a promover relações saudáveis e a ultrapassar traumas, fobias e a enfrentar situações como o luto. A orientação psicológica pode ser um recurso essencial para ajudar a enfrentar desafios e para desenvolver um estilo de vida mais equilibrada e gratificante.
Se enfrenta desafios emocionais, psicológicos ou sociais, considerar o apoio psicológico pode ser um passo significativo para o bem-estar emocional e mental.
Quando deve procurar apoio psicológico:
- Luto/Perdas Significativas (perdas de entes queridos ou mudanças significativas na vida)
- Solidão e Isolamento (sentimentos de solidão, tendência para o isolamento social, pouco interesse social);
- Stress, Ansiedade ou depressão(sentir frequentemente ansiedade, stress, agitação, sofrer de ataques de pânico ou ansiedade);
- Problemas Relacionados à Saúde (lidar com um diagnóstico e respetivos tratamentos de saúde);
- Mudanças significativas (perda de um emprego, reforma, divórcio)
- Autoestima e Autoaceitação (questões de autoimagem, autoestima ou aceitação do processo de envelhecimento)
- Perturbações alimentares (compulsão alimentar, bulimia, anorexia, dificuldade em perder peso e/ou controlar o apetite);
- Sensação de esgotamento (cansaço extremo, dificuldade em resolver problemas do dia a dia, dificuldade em concentrar e em desempenhar as tarefas do trabalho).
“A terapia é um processo de autoconhecimento que nos ajuda a lidar com os nossos problemas e a encontrar soluções.”
— Carl Rogers