A adolescência constitui uma fase de transição, com diversos desafios, não só marcados pelas mudanças físicas, mas também pelas novas emoções e pensamentos, que conduzem naturalmente a incertezas e à sensação de insegurança.

A dinâmica com a família e amigos, sofre também alterações e os relacionamentos podem também ser um desafio. Com todas estas alterações, as oscilações de comportamento e de humor, são característicos, e difíceis de gerir, sem o devido apoio.

É neste sentido que o acompanhamento de psicologia na adolescência é fundamental, tendo como missão apoiar os jovens a compreender-se melhor, capacitando-os para enfrentar as descobertas desta fase, de uma forma mais harmoniosa, facilitando: o desenvolvimento da sua identidade pessoal, descoberta da sua identidade sexual, reajuste das suas relações com amigos e familiares, compreensão dos seus sentimentos e pensamentos, e ainda, a melhorar o desempenho escolar e a delinear os seus objetivos de futuro.

As oscilações de comportamento e humor dos adolescentes, causadas pela dualidade de sensações, sentimentos e pensamentos, é considerado normal, contudo sempre que verificam alterações mais intensas, é aconselhado o acompanhamento da especialidade de psicologia.

Quando deve procurar Psicologia para jovens?

  • Alterações comportamentais significativas (isolamento, comportamentos agressivos, rebeldia extrema, desrespeito de regras e limites);
  • Alterações de personalidade e tomadas de decisões de risco;
  • Alterações emocionais/Saúde Mental (ansiedade excessiva, depressão, insônias, comportamento autodestrutivo, automutilação ou ideação suicida);
  • Desafios nos relacionamentos Familiares (conflitos frequentes, dificuldades de comunicação, instabilidade nos relacionamentos familiares);
  • Problemas de Autodesenvolvimento (baixa autoestima, autoimagem negativa, ou dificuldade em lidar com mudanças físicas)
  • Dificuldades escolares (desinteresse, desmotivação, falta de métodos de estudo, baixa capacidade de atenção concentração, memória e/ou capacidade de resolução de problemas);
  • Dificuldades em definir metas de futuro (dúvidas relacionadas com as escolhas educacionais e profissionais).

“A adolescência é uma fase de transformações profundas e desafios emocionais. A psicologia desempenha um papel vital ao fornecer orientação e apoio para ajudar os adolescentes a navegar por esse período crítico de suas vidas.”

— Anna Freud